No período médio que varia entre 7 à 10 dias após o término da sua sessão, a tatuagem passa pela fase de cicatrização externa. E é nesse intervalo de tempo que você deve dar uma atenção especial para o trabalho que fizemos! No término da sessão é aplicada uma bandagem feita com o filme plástico de PVC. Esse primeiro curativo não tem tempo mínimo para ser removido, porém deve ser usado por um período máximo de até 12 horas depois de ter sido aplicado. Assim que você chegar em casa ou no local em que estiver hospedado, eu recomendo retirar essa primeira bandagem e imediatamente fazer a assepsia da tatuagem com água morna e sabonete comum. Preferencialmente no banho e com um sabonete que você já esteja acostumado a usar. Logo após a higienização da tattoo, enxugue a tattoo com a toalha, mas sem esfregar, só o toque leve da toalha na tatuagem. Deixe ela “respirar” por aproximadamente 15 minutos sem entrar em contato direto com roupas ou objetos. Após isso, você deve aplicar uma fina camada de óleo de Coco, que deve cobrir homogeneamente toda a área tatuada. Depois de aplicar o óleo, SE NECESSÁRIO (caso o local tenha contato com roupas ou objetos), aplique uma nova bandagem com o filme plástico, e se precisar melhore a fixação do curativo com uma fita crepe. Pronto! Está completo o procedimento de curativo! O ideal é refazer esse procedimento três vezes ao longo do dia (manhã, tarde e noite) durante o período da cicatrização (06 a 07 dias).
Eu recomendo que o filme plástico seja usado SOMENTE NAS SITUAÇÕES DE ATRITO entre a tatuagem e outros objetos. Por exemplo:
- Para dormir, pois, independentemente do local do corpo onde sua tatuagem tenha sido feita, ela certamente entrará em contato com a roupa de cama;
- Nos momentos em que as roupas estarão em contato direto com a tatuagem (o que acontece na maior parte do dia-a-dia);
- Em ambientes externos e/ou internos sujeitos a poeira, gases tóxicos ou qualquer outro agente nocivo que coloque em risco a cicatrização.
Porém, sempre que possível, a preferência é para que a sua tatuagem NÃO fique coberta pela bandagem, pois mantê-la por muito tempo abafada também é prejudicial para a cicatrização.
Então, sempre você tiver a oportunidade de não ter atrito na tatuagem e estando em um ambiente fechado e limpo, você DEVE deixar sua tatuagem "respirar". Isso vai acelerar ainda mais o processo de cicatrização!
Levando isso em consideração, programe no seu dia os momentos para deixar a tattoo oxigenar. Logo que chegar em casa e se liberar de seus afazeres, ou até mesmo no trabalho, se possível, sempre que tiver a oportunidade, tire a bandagem!
Mas lembre-se: no período de cicatrização externa (06 a 07 dias) a tatuagem não pode entrar em contato com roupas e objetos.
E não esqueça: A tatuagem pode ficar sem o plástico, mas nunca sem o óleo de coco nesses primeiros dias.
Então durante o período da cicatrização, nos dias que conseguir ficar em casa, aproveite para deixar a tatuagem respirando sem o curativo, isso vai ajudar muito! Mas nesses momentos em que estiver sem a bandagem tenha muita atenção, pois a camada de óleo de Coco vai “secar” muito mais rápido. Então, quando você perceber que a tatuagem está seca, refaça a aplicação do óleo de coco para que a área da tattoo fique sempre lubrificada.
Já nos dias em que for necessário fazer o uso da bandagem por longos períodos, não precisa aplicar o óleo várias vezes, pois o filme PVC cria uma barreira física que não o deixa evaporar. E nesse caso, usando o plástico filme, fazer o procedimento de curativo 03 vezes ao dia já é o suficiente.
- Não exponha a sua tatuagem ao sol (durante um mínimo de 10 dias);
- Não tome banhos de imersão (mar, piscina, banheira, etc.);
- Não coce e nem arranque as "casquinhas" que se formam sobre a tatuagem;
- Não use cremes ou pomadas que não sejam recomendas para a cicatrização de tatuagem;
- Não ingerir álcool em excesso. Atenção à esse detalhe, pois o trabalho tem grandes chances de apresentar falhas na pigmentação se não tiver esse cuidado;
- Não faça exercícios físicos que promovam atrito na área da tatuagem, porém, se conseguir evitar o atrito, faça sua sessão de treinamento normalmente, mas na condição de refazer o processo de curativo logo após se exercitar (muito importante).
Nos primeiros dois dias da cicatrização, e principalmente ao acordar, você vai notar que o curativo vai estar cheio de uma "gosma" escura cobrindo toda a área da tatuagem. E isso é normal! Essa "gosma" é um excesso de pigmentação e plasma sanguíneo liberado nos primeiros dias da cicatrização, e ele deve ser removido completamente na assepsia da tatuagem.
A melhor maneira de remover o plasma é durante o banho. Deixe a água morna cair sobre a área tatuada e perceba que o plasma vai se soltando naturalmente. Depois, faça bastante espuma com o sabonete NAS SUAS MÃOS (não passe sabonete direto na tatuagem, faça a espuma nas mãos) e massageie sobre a tattoo até que você consiga remover o restante de plasma que ainda ficou preso na tatuagem.
A liberação do plasma acontece no máximo até o segundo dia da cicatrização, e já no terceiro dia você vai notar a formação das famosas “casquinhas” sobre a área tatuada. E, a partir daí, tome muito cuidado para não remover essa “camada protetora” e deixe que elas se formem e caiam naturalmente!
Outra informação importante é sobre o período TOTAL cicatrização:
A cicatrização “externa” da tattoo leva em média de 7 a 10 dias para acontecer, e é somente nesse período que são necessários os procedimentos de curativo com o uso de óleo de coco e plástico. Porém, a cicatrização total de uma tatuagem leva de um mês e meio a dois meses. E durante esse intervalo de tempo você vai perceber que ainda terão algumas “casquinhas” bem finas, algumas áreas com relevo, em alguns momentos a tattoo vai coçar bastante. Você também vai perceber que ela vai ficando mais opaca com o passar dos dias. Para amenizar esses efeitos e melhorar o aspecto do trabalho, você pode passar um creme hidratante que já esteja acostumado a usar (use creme hidratante somente após 07 a 10 dias, nunca antes).
Você deve abusar dos filtros solares quando for expor a sua tatuagem ao sol, sempre partindo do fator de proteção 50. Você também pode usar com moderação sabonetes esfoliantes, e - sem moderação - os cremes hidratantes pois eles ajudam a melhorar o aspecto das tatuagens e mantê-la hidratada.
Hoje eu recomendo o uso do óleo de coco (vendidos em supermercados).
*Antigamente eu recomendava as seguintes pomadas:
- Bepantol Derma (cuidado, pois também existe a versão “bepantol baby”, que não deve ser usada em tatuagens);
- Bepantriz derma;
- Dexpantenol;
Caso já tenha usado e se adaptado com pomadas, pode usar, mas com o óleo de coco e estou vendo um resultado muito bom no processo de cicatrização.
*Todas essas são pomadas que tem uma consistência bem pastosa, mas ao entrarem em contato com o calor da pele tornam-se menos viscosas, transformando-se numa espécie de óleo hidratante. E a quantidade de cada aplicação deve ser mínima, somente o necessário para criar uma fina “película oleosa” sobre a área tatuada.
Algumas pessoas ficam com umas leves espinhas quando ficam muito tempo com o plástico ou em função dos crescimentos dos pelos que foram tirados com a gilete para fazer a tattoo. Caso isso ocorra, não fique coçando e tente, quando possível, deixar a tattoo sem o plástico.
Para qualquer outra dúvida que surgir durante ou após o processo de cicatrização, estamos disponíveis! Entre em contato através do meio de comunicação que preferir que me coloco à inteira disposição para ajudar no que for preciso.
Cada sessão é uma experiência única, combinando talento artístico excepcional com um ambiente acolhedor e muito bem receptivo!
O Gustavo é um cara nota 20. Atencioso, o trabalho é perfeito e o ambiente lindo e limpo. A Micheli é ótima também. Receptividade incomparável.
O atendimento do Bagé é sempre excepcional, trabalho de qualidade e super confiável. Uma recepção melhor que a outra!
Melhor experiência que eu já tive. É ser bem acolhido em todos os aspectos. Visitar o Bagé e a Micheli vale todo o deslocamento.